Reunir os episódios de uma empresa ocorridos ao longo de anos, décadas e até mesmo séculos em uma narrativa bem estruturada, no formato de um livro, é um desafio e tanto! Para quem não é da área, o processo de pesquisar as informações e organizá-las, apesar de ser interessante, pode ser também cansativo e pouco viável entre as demandas do dia a dia.
Mas, muitas vezes, o objetivo é elaborar um conteúdo breve, seja ele um vídeo de poucos minutos de duração, uma newsletter ou um texto para o blog ou site corporativo. E a tarefa, embora continue complexa, diminui de tamanho. Neste texto, vamos mostrar o que levar em consideração na hora de registrar essa história, independentemente do formato escolhido.
Converse com as pessoas
Toda empresa tem um funcionário mais antigo, alguém que esteve presente nos momentos significativos e que pode compartilhar alguns relatos. Conversar com esta pessoa é um dos primeiros passos. Além dela, escolha também profissionais de posições estratégicas, nas diferentes áreas, que consigam compartilhar uma visão macro do negócio.
O objetivo destes contatos é colher informações sob um ponto de vista humanizado, com dados que não se encontram em relatórios ou registros técnicos. Depoimentos que revelem aspectos curiosos, engraçados, desafiadores e emocionantes, e que indiquem outras pessoas a serem ouvidas em momentos futuros.
Consulte os documentos
É bem provável que, durante a conversa com alguns profissionais, surjam dúvidas sobre fatos, datas, nomes e números que não estão bem claros na memória. É neste momento que a consulta aos documentos ganha destaque, pois permitirá checar algumas informações e acrescentar outras.
A visita ao arquivo da empresa (seja ele físico ou digital) também tem a função de facilitar a aproximação com um tempo que já se foi. Procurar fotografias, informativos internos, relatórios e demais documentos administrativos é um modo de entender a realidade de cada período, os processos de trabalho e quais as suas principais mudanças.
Compreenda o contexto
Quando já estiver bem cercado de dados sobre a situação da empresa, amplie o seu campo de visão: é hora de analisar o papel da empresa no mercado como um todo. De acordo com o cenário de cada época, como a organização se encaixava: com uma postura inovadora, moderada, criativa, analítica? Quais fatos embasam essa percepção?
Além disso, de que modo os acontecimentos externos (locais, regionais, nacionais e mundiais) impactaram no negócio? Quais adaptações foram necessárias diante de crises econômicas, políticas e de mudanças no comportamento do consumidor? Como a percepção da marca pelo público foi se modificando ao longo do tempo?
Valorize as suas descobertas
Com a pesquisa de campo concluída, o passo seguinte é ter a sabedoria de escolher em quais pontos centrar a atenção, destacando o que for mais significativo. Não é possível abordar todos os aspectos, então, selecione os momentos cruciais para compor a sua história, como grandes mudanças de gestão e lançamentos de sucesso.
Lembre-se também de que, em um conteúdo breve, como um vídeo ou um texto para a internet, é melhor ter foco e tratar de menos temas do que ser abrangente e superficial. Invista na capacidade de síntese para valorizar aquilo que você almeja e, assim, construir uma narrativa envolvente, criativa e dinâmica.
História da empresa: exemplos
Organizações que têm clareza no seu propósito costumam reconhecer os aprendizados e conquistas ao longo do caminho. Afinal, é a partir deles que se constrói uma trajetória relevante e inspiradora, com potencial para ser trabalhada como um ativo da organização, pelo seu valor simbólico e comercial.
Este vídeo, das Pastilhas Valda, destaca, por meio de uma linha do tempo, o crescimento da empresa em paralelo a eventos marcantes do contexto mundial. Já a Louis Vuitton apresenta um artigo em seu site focado em um aspecto essencial do seu percurso: os baús que deram origem ao negócio.
E então, está preparado para descobrir e valorizar a história da sua empresa?
Na Palavra Bordada já contamos a história de algumas instituições. Clique nas imagens para saber mais!
Comments