top of page
  • Foto do escritorCarolina Rocha

Como fazer um relatório social: um registro da atuação da empresa


A elaboração de um relatório social demonstra a preocupação da empresa em adotar uma postura transparente na sua relação com os stakeholders (públicos). É uma publicação que apresenta os resultados de desempenho em áreas como a econômica, a social e a ambiental, para comprovar a solidez do negócio.


Esta foi a estrutura do Relatório Anual 2020 da Sicredi União Metropolitana RS, elaborado pela Palavra Bordada em parceria com a equipe da Cooperativa. Além de apresentar os indicadores e as ações realizadas nas diferentes áreas, o documento inclui informações sobre a estrutura da instituição e a participação dos associados.



Como escolher a metodologia?


Como no caso da Sicredi União Metropolitana RS, o conteúdo reunido pode ser apresentado com outros nomes, conforme os objetivos para a publicação. Muitas vezes, além de relatório social ou relatório anual, pode ser chamado de relatório de gestão ou relatório de sustentabilidade, com maior enfoque em alguns aspectos.

Reprodução de página inicial do site da Global Reporting Initiative (GRI)

É possível, ainda, utilizar metodologias específicas de coleta e apresentação dos dados, como o padrão Global Reporting Initiative (GRI), adotado no mundo inteiro. Para isso, é importante que a empresa tenha uma visão estratégica e avalie: por que elaborar um relatório com base no Global Reporting Initiative (GRI)?



Por que fazer um relatório social?


Antes mesmo de adquirir conhecimentos sobre como fazer um relatório social, é importante que a corporação tenha objetivos claros para essa publicação. Decidir compartilhar ações e resultados exige um nível de maturidade da organização, que precisa estar ciente da relevância deste documento.


Imagem ilustrativa. Pessoas de mãos dadas, formando um quadrado com os braços, uns sobre os outros

Um relatório social não deve ser visto apenas como um registro de desempenho das diversas áreas ou uma prestação de contas aos diferentes públicos. É, acima de tudo, um instrumento de relacionamento, transparência e de fortalecimento de um vínculo de confiança e de credibilidade com os stakeholders.



Como reunir as informações?


Definidos os objetivos que se pretende alcançar com a publicação e os critérios a serem utilizados, é o momento de reunir as informações necessárias. Normalmente, as empresas que se propõem a produzir este documento contam com uma equipe de profissionais dedicados às questões de sustentabilidade.


É importante que a coleta dos dados a serem incluídos no relatório social seja realizada ao longo do ano, inclusive com fotografias das ações, se for adequado. Manter um acompanhamento do que se quer registrar e organizar informações como números e relatos dos participantes é fundamental para o sucesso do projeto.


Pessoas entregando doações durante a pandemia do coronavírus. Elas estão descarregando caixas de um caminhão em meio a uma via


Os prazos para produzir um relatório social


Pessoa manuseando uma agenda com compromissos e anotações, que está sobre a mesa, junto ao teclado do computador. Aparece apenas o braço da pessoa, e ela segura uma caneta

A rotina do ambiente corporativo é dinâmica e, muitas vezes, os profissionais ainda precisam buscar referências sobre como fazer um relatório social. Os prazos variam bastante, de acordo com o tamanho da empresa, os assuntos a serem abordados, a quantidade de temas e a periodicidade do documento.


Para evitar contratempos, o ideal é elaborar um cronograma de trabalho que utilize como referência a data em que se pretende ter a publicação pronta. E, a partir dela, listar as ações que devem ser realizadas a cada mês, durante todo o ano anterior à publicação do material, de modo a cumprir o prazo.



Palavra Bordada: parceira no sucesso do projeto


Com as informações, fotos e números em mãos, muitos profissionais da área de sustentabilidade se questionam: como transformar o material em uma publicação? É nesse momento que o trabalho especializado da Palavra Bordada contribui para a elaboração de um relatório social que atenda às expectativas da empresa.


Etapas como a conferência de dados e a realização de entrevistas e de pesquisas para complementação de informações são cruciais, bem como a seleção de fotos. Por fim, a redação, a edição e a revisão de um texto de excelência, diagramado em um projeto gráfico exclusivo e adequado ao perfil de cada cliente.


Quer saber mais? No canal do YouTube da Palavra Bordada, temos um vídeo com todas as informações sobre o tema. Aproveite para se inscrever e acompanhar as atualizações.



bottom of page