O livro Quarentenas
Quarentenas: textos de uma quarentena criativa
Disponível nas versões digital e impressa. (Click na versão desejada para adquirir.)
Ele é resultado do esforço colaborativo da Palavra Bordada, de autores e de diversos parceiros. O livro reúne 40 textos, entre contos e crônicas, escritos durante os tempos de isolamento social.
Ao fazer a aquisição do livro você realiza a doação de recursos para o Centro de Educação Profissional São João Calábria.
Saiba mais sobre a iniciativa, os autores selecionados e a instituição beneficiada!
O que é
Quarentena Criativa?
O projeto Quarentena Criativa é uma ação que visa incentivar a escrita, a leitura e a solidariedade. Neste momento em que todos procuram ser solidários da maneira que podem, a Palavra Bordada pretende ser um elo entre escritores, leitores e entidades assistenciais que precisam, mais do que nunca, de doações.
A partir de contos e crônicas enviados pelos escritores, a Palavra Bordada voluntariamente realizou a edição da publicação Quarentenas: textos de uma quarentena criativa em formato digital e impresso comercializados nas principais lojas. O livro reúne textos escritos durante o período do isolamento social em razão do novo coronavírus. São histórias que abordam temas presentes no cotidiano da população, com os mais diversos pontos de vista, provocando a reflexão e gerando empatia no leitor, também resguardado em casa para o controle da disseminação da doença. Entre as principais temáticas abordadas estão o isolamento, a angústia, o convívio familiar, o trabalho em home office, o consumo, a produtividade, as relações interpessoais, o reencontro com o lar, a redescoberta, o amor, a paixão, a loucura e a solidão.
O valor resultante da venda desses livros será revertido para o Centro de Educação Profissional São João Calábria, de Porto Alegre (RS), instituição sem fins lucrativos que realiza projetos sociais que transformam positivamente a realidade de crianças, adolescentes, jovens e idosos de Porto Alegre (RS) em situação de vulnerabilidade.
Quem são os autores?
A colaboração dos escritores foi de fundamental importância para a realização desse projeto. Eles nos enviaram seus textos e foram selecionados entre tantos com temas relevantes e inspiradores.
No Quarentenas, encontramos autores de diversas regiões do Brasil, homens e mulheres entre 16 e 66 anos, alguns já experientes e outros tendo nessa obra seu primeiro texto publicado.
Abaixo estão os nomes de todos os participantes com links para seus perfis.
Sou leitor, como posso colaborar?
Que bom que você quer se envolver nesta causa! Nosso intuito é que o livro também leve inspiração e momentos de lazer para todos.
O livro já está disponível nas principais lojas. Você pode adquirir seu exemplar e, assim, estará fazendo sua doação. Escolha entre a versão impressa e a digital.
Você também pode compartilhar com seus familiares e amigos, colaborando para ampliarmos a rede de divulgação do projeto e a arrecadação que será revertida para o Centro de Educação Profissional São João Calábria.
Como ler um e-book da Amazon sem um Kindle?
Leitores que não possuem um e-reader (dispositivo de leitura) da Amazon também podem ter acesso ao livro digital pelo smartphone ou tablet. Basta fazer o download do App Kindle em seu dispositivo. É preciso seguir os passos:
-
Entre na loja do seu sistema operacional (Android, IOS, Windows) e procure por ‘Kindle’;
-
Instale o aplicativo;
-
Após abrir o app, crie uma conta de acesso ou utilize a conta que você já tenha na Amazon;
-
Acesse a loja e adquira o livro Quarentenas e outros títulos que lhe interessar.
Caso tenha alguma dúvida, no site da Amazon você encontra orientações e ajuda para a instalação.
Qual instituição estamos ajudando?
O Centro de Educação Profissional São João Calábria, está localizado no Bairro Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre (RS) que conta com 382 colaboradores e impacta mais de 30 mil pessoas.
Acesse o Relatório de Atividades e conheça em detalhes a atuação dessa organização que estimula a busca do conhecimento, do autoconhecimento, do aprendizado, da colaboração e da integração a fim do convívio em uma sociedade plural, moderna e competitiva.
Quem é o curador?
Robertson Frizero é escritor, tradutor, dramaturgo e professor de Criação Literária. É Mestre em Letras pela PUCRS, Especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela UFRGS e Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval (RJ). Seu livro de estreia, Por que o Elvis Não Latiu?, foi agraciado pelo Prêmio CRESCER como um dos trinta melhores títulos infantis publicados no Brasil. Seu romance de estreia, Longe das Aldeias, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhido melhor livro do ano pelo Prêmio AGES – Associação Gaúcha de Escritores. No momento, está concluindo o MBA em Book Publishing pela Casa Educação (SP). Foi, por três anos consecutivos, jurado do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Quem são nossos parceiros?
DESIGNER GRÁFICO
Para o lançamento do projeto Quarentena Criativa contamos com a parceria de Wladimir Oliveira no desenvolvimento da logo que identifica a campanha.
Wladimir mora em Brasília, é casado com Aline e pai da Isabel, publicitário e designer gráfico, além de especialista em Comunicação e Marketing. Desde 2004 atua na criação de identidades visuais e mídias impressas, tendo se destacado por seu trabalho como servidor público federal, na área de comunicação, entre 2009 e 2015. Em 2016 tornou-se designer da Editora UnB, e passou a descobrir as maravilhas do universo editorial.
Dias depois do nascimento de sua filha, em 2018, foi contemplado com o Prêmio ABEU (segundo colocado), na categoria Projeto gráfico. Esse também foi o ano em que decidiu especializar-se e ampliar seus conhecimentos na produção de livros.
Até então, participou em cerca de 50 obras, seja como diagramador ou capista. Dentre elas, algumas premiadas como Arte comparada (Prêmio ABEU 2016) e Mal-estar e moralidade (Prêmio ABEU 2019), e de importância internacional, como O problema do mal, de Peter van Inwagen (John Templeton Foundation/ABFR/Editora UnB) e Discurso e mudança social - 2ª edição, de Norman Fairclough (Editora UnB).
Já foi instrutor de design gráfico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DF). Gosta de trabalhar com texturas, formas geométricas, linhas, movimento e sobriedade. Curte esportes, desenhos, games, filmes e escrever seus pensamentos nas horas vagas.
ARTISTA PLÁSTICO
Para ilustrar a capa do livro composto pelos textos da Quarentena Criativa, convidamos o artista visual Jotapê Pax. Conhecido pelos grandes murais na cidade de Porto Alegre, suas pinturas estão espalhadas por várias partes do mundo passando pela América Latina, Europa e Ásia.
Acredita que cada vez que conhece um novo lugar agrega mais experiência e conhecimento artístico ao mesmo tempo em que deixa um pouco da própria cultura.
Jotapê Pax já representou o Brasil em festivais internacionais em países como França, Grécia, Canadá e Chile. No Brasil, fez parte dos artistas convidados da Bienal do Graffiti Fine Art em SP e da Exposição coletiva METROPOLITANOS no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).
Conhecido por suas linhas bem definidas e uma harmoniosa combinação de cores, transita livremente entre a identidade densa da arte urbana e a leveza das pinceladas nas suas pinturas em telas. Jotapê traz como inspiração a arte de cordel, a natureza brasileira e as pinturas ancestrais egípcias. Ele faz parte do coletivo PaxArt, sediado em Porto Alegre, e que realiza expressões visuais em produtos, campanhas de comunicação, ambientes físicos e todo o tipo de projeto especial que busque conteúdo autoral de vanguarda, além de espaço de aprendizagem.