• Carolina Rocha

Mergulho profundo nas memórias

Atualizado: Jul 22


Reprodução da capa do livro Crer e Saber: Pilares da Vida de Urbano Zilles. O título da obra está escrito em azul, distribuído entre a parte superior e central da capa. Logo abaixo, estão os nomes dos organizadores e da autora, Carolina Rocha, seguido do logotipo da editora da PUCRS. Como imagem de fundo, uma montagem com fotos três fotos dele em diferentes momentos da vida, com um filtro amarelado.

Para contar a história de uma vida é preciso um mergulho profundo. No caso da biografia de Urbano Zilles, lançada em 27 de outubro de 2020 pela Edipucrs, foram necessários quilômetros de estradas, horas de conversas, leituras e estudos. Tudo isso para desvendar as diversas facetas de um mesmo homem que é professor, teólogo, filósofo, escritor, padre, tio, irmão e amigo. Foi preciso abrir as portas do roupeiro dele na antiga casa dos pais e ver os livros empilhados no lugar de roupas e encontrar os selos postais que ele colou na parte interna das portas. Conhecer os rostos da família pelos retratos que ele fez, provar os quitutes que ele gosta, adentrar a igreja onde ele celebrou sua primeira missa no Brasil.


Registros e relatos valiosos

Ouvir dos amigos as mais divertidas histórias, conhecer os momentos de dor e isolamento pela voz dos que os testemunharam. Sentir o cheiro do cachimbo que ele aprecia há mais de 50 anos, compartilhar um café na sala enquanto o almoço era preparado, ler seus livros e decifrar sua letra ímpar. E ver muitas fotos, documentos, anotações, registros de uma vida de muita produção acadêmica e religiosa. O resultado desse mergulho é o livro Crer e Saber: Pilares da vida de Urbano Zilles que a Palavra Bordada concebeu e que foi escrito pela nossa cofundadora Carolina Argenti Rocha. À disposição dos leitores, o livro é uma grande celebração à vida de Zilles, com depoimentos de amigos, familiares, ex-alunos e paroquianos, e um modo de expressarmos nossa gratidão por cada gesto de fé e conhecimento de Urbano Zilles, que impactaram positivamente a vida de tantos. Confira na galeria abaixo algumas imagens do livro e dos momentos do evento de lançamento que contou com a presença de autoridades acadêmicas da PUCRS e eclesiásticas da Arquidiocese de Porto Alegre.


O livro pode ser adquirido aqui.