top of page
  • Foto do escritorCarolina Rocha

Sogipa celebra 150 anos com publicação especial


Três exemplares da publicação Sogipa: 150 Anos de Vida e História, organizados em uma pilha de livros. Ao centro da capa, está localizado o título da obra, logo abaixo do logo do clube. À esquerda, no campo superior, uma foto em preto e branco da antiga sede. À direita, no canto superior, uma foto colorida de crianças em atividade no clube. À esquerda, ao centro, uma foto de um senhor de camiseta amarela e calções pretos correndo na pista de atletismo. À direita, ao centro, uma foto em preto e branco de uma defesa de um goleiro em um esporte coletivo. À esquerda, no canto inferior, uma foto em preto e branco de casais fazendo uma coreografia na Oktoberfest. À direita, no canto inferior, uma foto colorida de uma das piscinas do clube ao entardecer.

Com uma coleção de imagens sobre a Sociedade de Ginástica Porto Alegre 1867, o livro Sogipa: 150 Anos de Vida e História, foi lançado na noite de quinta-feira, 10 de agosto de 2017, data em que se comemora o aniversário do clube.


Ao longo de sete meses, as jornalistas da Palavra Bordada, em um trabalho conjunto com a equipe do Memorial e da Assessoria de Comunicação da instituição, fizeram uma imersão nos acervos em busca dos principais registros fotográficos das diversas fases da sociedade. Selecionaram imagens que contemplam desde o período de fundação do Deutscher Turnverein, em 1867, passando pela consolidação como Turnerbund, em 1892, a troca do nome da entidade para Sogipa, em 1942, até os momentos e conquistas mais recentes.


As imagens são acompanhadas de legendas e de uma contextualização com os fatos de maior relevância de cada período. A publicação faz parte de uma série de iniciativas em comemoração ao sesquicentenário da Sogipa e tem distribuição gratuita.

Para a Palavra Bordada, contar uma história que atravessa gerações, baseada em valores, esporte e cultura, foi um trabalho muito gratificante, com um resultado que nos enche de orgulho!


Clique aqui e acesse o e-book gratuitamente. Confira, também, o vídeo comemorativo.


Ficha Técnica

Sogipa: 150 Anos de Vida e História

Pesquisa, redação e edição: Palavra Bordada

Apoio técnico: Memorial e Assessoria de Comunicação da Sogipa

Imagens: Diego Vara e Acervo Memorial Sogipa

Projeto gráfico e editoração: Taícia Ribeiro Design Gráfico

Revisão: Cíntia de Moura Pinto



bottom of page