• Carolina Rocha

Do sonho à realização


A lembrança permanece viva, como se fosse hoje: em um final de tarde que anunciava chuva e mormaço, sentamos à uma mesa da Lancheria do Parque, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, para uma conversa nada trivial entre duas grandes amigas e colegas de profissão. Cada uma ficou de um lado da mesa e, no meio de nós, como se estivesse pairando no ar, um punhado de dúvidas e medos, mas também de sonhos e uma imensa vontade de realizá-los. Foi ali, depois de pedirmos dois pastéis de carne e um suco de laranja batido, que desenhamos os primeiros esboços da empresa que desejávamos fundar.


Uma ideia era clara: queríamos que essa empresa contasse histórias perenes e inspiradoras, e que contribuísse, por meio delas, para a valorização de trajetórias de vida individuais e coletivas. Nosso anseio era mergulhar nesses relatos em profundidade, para ajudar a trazer à superfície reflexões, aprendizados e emoções.

Foi pelas mãos da Roberta Hentschke, da Bora Design de Negócios, que o nosso anseio ganhou nome e conceito: Palavra Bordada - Conteúdo, História e Memória. Ela buscou inspiração na nossa história de amizade e parceria para descobrir uma expressão que traduzisse tudo o que pretendíamos comunicar. E foi certeira. Nossa identificação com o nome foi imediata e apaixonada. Ainda hoje, a cada vez que apresentamos a empresa a alguém, ouvimos comentários sobre a delicadeza, a consistência, a beleza e a criatividade presentes nessa identidade.


Na primavera de 2014 nosso sonho brotou, ganhou formas, logo e cores. Com os primeiros textos, em 9 de abril de 2015, a Palavra Bordada foi apresentada ao mundo por meio de uma rede social e do site. Os 500 cartões de visita iniciais foram distribuídos rapidamente entre amigos, familiares, parceiros e algumas empresas e instituições que visitamos.


E, se contar histórias já fazia parte do nosso dia a dia como jornalistas, um outro mundo precisava ser desbravado: o empreendedorismo. Foram incontáveis horas de estudo, tentativas, erros e acertos para desenvolver uma metodologia de trabalho que, ainda hoje, está na essência da empresa. Sinal de que trilhamos o caminho certo!


Em poucos meses, tivemos de buscar conhecimentos sobre Marketing, Administração, Contabilidade, Planejamento, Vendas etc. Contamos com o auxílio de profissionais e instituições que nos orientaram nessa tarefa. E, principalmente, com o incentivo e o amor das nossas famílias, que acompanharam cada passo e colaboraram com muitos deles.


Impossível esquecer a emoção de quando o primeiro projeto foi fechado e começamos a trabalhar. De lá para cá, já são 52 histórias que se transformaram em livros, relatórios de gestão, revistas, conteúdos institucionais, discursos, cartas, sites etc. Cada uma com a sua particularidade, permitindo que pudéssemos conviver com pessoas incríveis, dispostas a compartilhar suas memórias e reflexões mais preciosas.


São cinco anos de uma caminhada que está apenas começando. Tempo de celebrar e de agradecer à vida pelos aprendizados, oportunidades e realizações.

Vida longa à Palavra Bordada.


Carolina Rocha e Denise Waskow

Entre em contato para que, juntos, possamos elaborar um modo especial e único de contar sua história ou a de sua família, empresa ou instituição.

contato@palavrabordada.com.br

      (51) 99100.6302

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 por Palavra Bordada - Conteúdo História Memória

Imagens: unsplash.com - Vetores: flaticon.com | freepik.com | MediaLoot.com